Marketing Estratégico: como a integração de diferentes tipos de estratégia pode alavancar seus resultados

 

Escolher as estratégias de marketing para seu negócio pode não ser tão simples quanto parece.

No marketing, as estratégias estão voltadas para gerar e entregar valor para os consumidores, através de canais, metodologias e formatos que atendam ao que as marcas precisam.

Normalmente, os estudos de mercado, do público e persona, de preços e todos os insights que precisam ser gerados para as empresas, têm o propósito de entender o que o cliente quer para entregar o que ele precisa.

Já se foi o tempo em que as estratégias de marketing visavam “criar uma necessidade”. Atualmente, os consumidores estão mais exigentes e atentos à qualidade dos produtos e serviços. 

Mas tendo informações consistentes e estudando o mercado de forma profunda, as estratégias de marketing, certamente, atenderão a essas necessidades do cliente final, o que fará com que as empresas obtenham mais lucratividade nessa relação. 

Há diferentes estratégias de marketing que podem ser usadas para atingir metas de divulgação, vendas e construir uma imagem positiva para a marca.

E se você deseja saber qual a mais interessante para o seu negócio, é muito provável que a resposta não traga apenas uma, mas várias estratégias combinadas que, ao final, serão responsáveis por alavancar a geração de receita e relevância da marca.

Traremos, a seguir, algumas dessas estratégias. Se quiser conhecê-las, continue com a gente.

Boa leitura!

 

Leia mais: Métricas de marketing digital para acompanhar o sucesso da sua empresa

 

Que estratégia de marketing funciona melhor para o meu negócio?

 

Escolher as estratégias de marketing não pode ser um processo aleatório. Se quiser o marketing trabalhando em favor do seu faturamento, então é preciso que você se envolva em pesquisa e planejamento.

Qualquer ação de marketing ou iniciativa que sua empresa venha a realizar deve responder a um plano de comunicação ou um planejamento de marketing que tenha previamente identificado nessa ação uma oportunidade real, com objetivos, metas e indicadores.

Fazer apenas o que seus concorrentes estão fazendo faz você investir mal por não considerar as peculiaridades da sua empresa, produto e investimento.

Ter uma estratégia garante que você entenda o potencial que a empresa tem de alcançar aquele resultado, e que é possível atingi-lo em um prazo determinado.

O ROI (retorno sobre o investimento), nesse caso, é previsto e assertivo. Além disso, quando se tem um planejamento claro, todos os envolvidos no processo estão cientes do seu papel e de como podem realizá-lo com o máximo de eficiência.

 

Quais os elementos que não podem faltar na estratégia de marketing?

 

Entendendo que as estratégias fazem parte de um plano maior, que responde ao plano de negócios da empresa, alguns elementos não podem ser desconsiderados. Observe a seguir.

  • Conhecer a persona: quem é o seu cliente ideal? Do que ele/ela gosta e quais seus interesses, dores, desejos? Conhecer o cliente te ajuda a se comunicar com ele e oferecer, no momento certo, os seus produtos e serviços;
  • Canais de marketing: o universo digital é um ótimo espaço para uma empresa ser encontrada e, atualmente, é o primeiro passo na jornada do cliente da maior parte das empresas. Os canais podem ser as redes sociais, blogs, e-mails, plataformas de vídeo, SEO ou links patrocinados, por exemplo;
  • Ferramentas: formas de colocar as suas estratégias em prática, sejam as plataformas de análise ou as de divulgação, por exemplo;
  • Conhecer o digital: a internet e o marketing digital são seus grandes aliados, então é importante ter um mínimo de entendimento sobre essa esfera;
  • KPIs: aqui estamos falando das métricas para entender a performance do site, redes sociais, captação de leads, conversões, entre outros.

 

Tipos de estratégia de marketing

 

Existem as estratégias de marketing online e offline, fazendo referências àquelas que são digitais e as que não são. As ações online representam, atualmente, uma possibilidade parecida, em termos de visibilidade e alcance, com as mídias de massa, como a televisão, mas com retorno maior, haja vista o “tamanho” do investimento requerido.

Isso, sem contar as inúmeras possibilidades de análise de métricas que o virtual oferece.

Portanto, vamos analisar algumas das estratégias de marketing, especialmente online.

 

Inbound Marketing

 

A estratégia, aqui, é converter clientes por meio de conteúdos relevantes. Ao explorar canais, como os mecanismos de buscas, blogs e redes sociais, as páginas e perfis da empresa são encontradas quando o cliente busca algum conteúdo. 

Ao encontrá-lo, ele percebe valor e passa a considerar a empresa como autoridade. 

O primeiro passo para planejar essa estratégia é saber os interesse, dúvidas e desafios do público para, em seguida, oferecer o conteúdo que ele precisa para resolvê-los.

Neste caso, normalmente o cliente percebe uma oportunidade exatamente no produto ou serviço que a empresa oferece.

Esse caminho percorrido pelo cliente é o tão famoso funil de vendas, em que o cliente percorre várias etapas até chegar ao fundo do funil, a venda.

 

SEO e Marketing de Conteúdo

Search Engine Optimization (SEO) aplicada ao marketing de conteúdo, contribui para que o conteúdo divulgado por uma marca esteja bem posicionado nos sites de busca. 

Como a maior parte das pessoas vai ao Google, por exemplo, para pesquisar não apenas conteúdos, mas serviços e produtos, estar no topo dos sites que aparecem nos resultados de pesquisa é fundamental.

O conteúdo de alta relevância, que ajude as pessoas, já é meio caminho para um bom ranking nos mecanismos de busca. Com as técnicas de SEO certas, o site garante um bom posicionamento e tráfego orgânico.

E os textos em blog não são a única ação. As publicações em redes sociais também se encaixam, assim como e-books.

 

Outbound Marketing

É uma estratégia ativa, de marketing tradicional que vai em busca dos clientes, oferecendo seus produtos e serviços.

Um exemplo são as propagandas de rádio, TV, jornais, revistas, os meios mais tradicionais. Também é possível observá-lo no meio digital e um exemplo são os anúncios dos vídeos do YouTube, que interrompem a experiência do usuário. Banners em sites e pop-ups também são exemplos.

 

Marketing de Relacionamento

É a reunião de algumas estratégias de construção, disseminação de, prospecção, fidelização e criação de marca para ser autoridade no mercado. 

Esse relacionamento pode oferecer vantagens que interessam aos clientes, fazendo com que ele continue vivenciando experiências com a marca.

 

 

Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha trabalha com as emoções e é uma estratégia para a promoção de produtos e serviços de forma não usual. A ideia é criar uma experiência através da emoção. É mais importante ser criativo neste processo.

 

Marketing Viral

Fazer os leads trabalharem para a marca, explorando as conexões entre as pessoas. Nas redes sociais, é muito comum perceber algo que foi compartilhado por muitas pessoas, até milhões de usuários. Essas ações são parte do marketing viral, quando intencionais.

 

Endomarketing

Nesse item, as ações e estratégias são voltadas para o público interno da empresa, entre os próprios colaboradores, com intenção de aumentar o engajamento entre eles.

Com isso, os funcionários passam a ser embaixadores da marca, além de, entre eles, aumentar a motivação e a produtividade.

 

Marketing Social

Como o nome sugere, o  marketing social trabalha campanhas que pretendem solucionar problemas sociais, normalmente ligados à saúde, educação, trabalho, moradia, transportes, nutrição, entre outros.

A importância vai além do resultado para o bem-estar social, pois a empresa que utiliza desse marketing também agrega valor de responsabilidade ao seu nome, conquistando mais clientes.

Nesse caso, os valores do público e da campanha precisam estar alinhados.

 

Marketing Pessoal

Com nome também sugestivo, o marketing pessoal serve para conferir mais valor à sua imagem pessoal.

Ressaltando os aspectos relevantes da personalidade e trabalho de alguém, é possível fazê-lo se sobressair.

Ao longo do texto, pudemos conhecer diversas estratégias de marketing que irão contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, desenvolvendo ações que atraiam a atenção dos consumidores.

No entanto, muitas vezes, as empresas não têm expertise para iniciar suas análises e campanhas na prática.

Portanto, empresas que trabalham com comunicação estratégica podem ajudar a estabelecer o planejamento e iniciar as ações e análises necessárias para a sua comunicação.

Aqui na 2L somos especializados em comunicação integrada, atuando com estratégias on e offline. A ideia é conhecer o cliente e fazer uma comunicação alinhada com a essência da sua empresa e os seus objetivos de crescimento.

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