Métricas de marketing digital para acompanhar o sucesso da sua empresa

Para acompanhar o desempenho das suas ações e campanhas de marketing, alguns indicadores são estabelecidos, as chamadas métricas de marketing digital. São elas que mostram o impacto das estratégias escolhidas para o desempenho do negócio.

 

No entanto, muitas empresas ainda não entenderam a necessidade de acompanhar de perto essas métricas e nem mesmo quais métricas devem seguir.

 

É comum até que as curtidas e perfis que seguem as redes sociais da empresa sejam considerados pelos gestores como métricas importantes quando, na verdade, importa mais saber qual é o retorno real trazido por cada ação.

 

Leia mais: Você conhece as etapas de otimização de marketing digital?

O que são as métricas de marketing digital?

 

As métricas de marketing digital representam os indicadores usados para medir o sucesso de uma campanha de marketing ou, até mesmo, de todo o trabalho de marketing realizado por uma empresa. 

 

De posse desses resultados, é possível estudar as etapas de um projeto de forma segura, além de monitorar o trabalho de forma bem direta, evitando se basear em informações duvidosas.

 

Por isso, as métricas devem ser avaliadas continuamente, não apenas no início e final de uma campanha. É possível, e muito importante, reavaliar cada ação, a fim de reforçar ou modificar a estrutura do projeto para garantir os resultados esperados.

 

Neste ponto, é importante reforçar que a correta análise das informações podem apontar a necessidade de correções ou identificar pontos que não estavam no “campo de visão” da equipe de marketing, mas que podem se tornar grandes oportunidades ou revelar grandes desafios.

 

Tipos de métricas

 

Existem vários tipos de métricas relacionadas com cada tipo de campanha ou área do marketing de cada empresa. 

  • métricas de marketing
  • métricas do blog
  • métricas do site
  • métricas de email marketing
  • métricas de vendas
  • métricas de redes sociais

 

Por que acompanhar as métricas?

 

Um dos pontos mais importantes desse acompanhamento é a possibilidade de otimizar as estratégias criadas e implementadas no plano de marketing. 

 

Com isso, é possível saber se o plano está, efetivamente, funcionando. Por exemplo, entender que tipo de conteúdo sua persona gosta, ou que CTAs (calls to action) funcionam melhor. Mas não é só isso. 

 

Através da mensuração desses dados com as ferramentas e detalhamento certo, é possível obter informações reais e valiosas que guiarão os investimentos e ações subsequentes. 

 

Como já dito anteriormente, existem diversas métricas de marketing digital. Mas separamos as principais, aquelas que fazem a diferença no monitoramento das suas campanhas e ações de marketing. 

 

Continue lendo este artigo para conhecê-las!

 

5 principais métricas de marketing digital

 

Tendo em mente que as métricas de negócio e marketing digital são essenciais para o desenvolvimento de campanhas de sucesso, quais seriam os principais indicadores, aqueles que devem ser acompanhados constantemente?

 

Relacionamos os principais a seguir.

 

Custo de aquisição por cliente (CAC)

 

Essa métrica serve para identificar quanto uma empresa gasta para conquistar um novo cliente. As estratégias de marketing e vendas necessitam de investimentos para que funcionem e tragam novos clientes, mas será que essa  relação é saudável? 

 

Essa resposta virá após o cálculo do CAC. Para calcular, é importante incluir todas as despesas e investimentos, desde salário da equipe, investimento em mídias, campanhas e ferramentas em um certo tempo. 

 

Feito isso, calcular a quantidade de novos clientes do mesmo período e dividir o custo total pela quantidade de clientes.

 

Taxa de conversão

 

Essa métrica está relacionada aos objetivos das campanhas, especialmente de inbound marketing, que podem ser uma compra, o preenchimento de um formulário ou a assinatura de uma newsletter, por exemplo. 

 

A taxa de conversão diz respeito, exatamente, ao percentual de pessoas que realizaram aquela ação esperada. Para calcular a sua taxa de conversão, basta dividir o número de leads, ou conversões, pelo número de visitantes e multiplicá-los por 100.

 

Leia também: Desmistificando o inbound marketing

Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime value)

 

Indica o potencial de lucro e a receita média de cada cliente enquanto estiverem fazendo negócios com a marca. Esse índice deve se manter sempre acima do CAC, para garantir a saúde financeira da empresa. 

 

Para fazer esse cálculo, basta multiplicar o valor do ticket médio mensal pelo tempo médio de retenção de cada cliente (em meses). É importante saber que essa métrica orienta o orçamento das campanhas de marketing.

 

Taxa de rejeição

 

Reflete a quantidade de pessoas que entram no site de uma empresa, acessam uma página e saem sem interagir ou acessar outras páginas. 

 

Isso pode ocorrer por problemas técnicos ou pelo fato de o site não despertar o interesse das pessoas. Se ocorrer em apenas algumas páginas, é importante estudar o motivo e reorganizar.

 

Taxa de retorno

Esse indicador reflete a quantidade de pessoas que retornaram ao seu site após o primeiro acesso e contato com o conteúdo. 

 

Demonstra que algo chamou a atenção e despertou o interesse desse cliente ou potencial cliente. Em algumas ferramentas de marketing, ou mesmo no Google Analytics, você pode acompanhar esse indicador, lembrando que quanto mais alto, melhor para o negócio. 

 

Não importa qual seja a estratégia utilizada, fazer a mensuração das ações sempre será um dos passos primordiais para que o negócio tenha sucesso. 

Por isso, é muito importante utilizar todas as métricas que apresentamos neste artigo para fazer os ajustes necessários para o sucesso do plano de marketing.

E se você precisar de ajuda para desenvolver suas ações de marketing e conseguir mensurar com assertividade e eficácia o seu desempenho, vamos bater um papo, nossa equipe pode te ajudar!

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Referências: 

https://br.hubspot.com/blog/marketing/metricas-de-marketing-digital 

 

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PALAVRA-CHAVE EM FOCO: Marketing digital e métricas

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Leia também: Jornada do cliente: qual o papel desse mapeamento na estratégia do negócio 

 

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