O que é funil de conteúdo?

O que é funil de conteúdo?

O funil de conteúdo é um termo de marketing digital que sempre está sendo considerado em todos os planejamentos de marketing, em qualquer segmento.

Ele não apenas é esclarecedor, mas altamente eficiente para elaborar um planejamento que venha a atender os objetivos de marketing das marcas e negócios, haja vista que, ao ser usado com clareza,  orienta a geração de leads, captação e conversão de clientes.

Então, por mais que seja um termo aparentemente complexo, é importante se familiarizar com ele para definir e atingir objetivos de forma assertiva.

Quer entender melhor sobre o funil de conteúdo e aprender como aplicá-lo no seu marketing digital? Continue lendo esse artigo! Vamos esclarecer mais informações sobre essa poderosa ferramenta de marketing e elaboração de conteúdo.

Boa leitura!

 

Leia mais: Jornada do cliente: qual o papel desse mapeamento na estratégia do negócio

 

O QUE É FUNIL DE CONTEÚDO?

 

O funil de conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair, educar e converter potenciais clientes em diferentes etapas da jornada de compra. 

É pensada para influenciar o conteúdo que será disponibilizado desde antes de a pessoa conhecer a marca, de forma a atraí-la, até o momento da “venda”, em que o cliente adquire um produto ou serviço.

O funil de conteúdo é composto por três fases: topo, meio e fundo. 

Em cada fase, o conteúdo deve ser adequado às necessidades, dores e desejos do público-alvo, de forma a gerar valor e confiança. 

O objetivo do funil de conteúdo é conduzir o usuário até a decisão de compra, oferecendo soluções para seus problemas e mostrando como sua empresa pode ajudá-lo.

Dessa forma, podemos dizer que, atualmente, o funil de conteúdo orienta a partir do momento da jornada de compra em que o cliente está.

Portanto, todas essas etapas usam estratégias próprias, que nós mostraremos a seguir.

 

1 – Topo de Funil (ToFu)

 

O objetivo do conteúdo para topo de funil é atrair visitantes para a sua rede social, blog ou site, apresentando o seu negócio ainda de forma discreta.

Nessa fase, o usuário ainda não está pronto para comprar, mas já reconhece que tem uma necessidade ou desejo. Por isso, o conteúdo de topo deve educar e informar o público, sem ser muito específico ou vendedor.

No entanto, já nesse momento, a marca pode oferecer bastante informações sobre si e suas soluções.

O topo de funil é a etapa que gera mais tráfego. Por isso, é importante oferecer conteúdos relevantes e de qualidade, que façam com que as pessoas se identifiquem com a sua marca e queiram saber mais sobre as suas soluções.

É importante produzir conteúdos altamente atrativos porque, nessa etapa, não se sabe ainda em que estágio da jornada de compra esse cliente está ou se realmente está interessado em algum produto ou serviço oferecido por você. Ainda assim, prendendo seu interesse, sua marca sempre estará em suas referências quando precisar.

 

2 – Meio de Funil (MoFu)

 

O meio do funil é uma etapa interessante, em que cada lead que ali está já conhece a sua marca e se interessa por ela ou pelo conteúdo que produz.

O pensamento “vendedor”, aqui,  significa entender que aquele cliente espera um pouco mais da sua empresa ou marca, não sendo um mero espectador esporádico.

Conhecer a sua história e o conteúdo que você disponibiliza faz desse lead um potencial cliente que, ainda que de forma incipiente, acredita e confia que seu conteúdo pode oferecer benefícios a ele.

Dessa forma, essa etapa se torna providencial para avançar um pouco mais e aprofundar esse relacionamento, mostrando que, além de saber o que ele deseja, o seu produto ou serviço será o melhor dentre as opções disponíveis no mercado.

 

3 – Fundo de Funil (BoFu)

 

Chegamos – sem afobação – à uma etapa super importante. Aliás, cada uma delas é importante, já que sem as anteriores, teríamos ainda aqui um público indeciso.

Mas podemos dizer que aqui é o momento decisivo em que o lead pode ou não virar um cliente de fato. A pessoa já sabe o que precisa, mas ainda não decidiu se a sua solução será a melhor para ele.

O conteúdo a entrar em ação, aqui, traz as informações cruciais que determinarão a escolha pelo seu produto ou serviço em detrimento dos demais existentes.

O indivíduo, então, avaliará os prós e os contras e escolherá. Portanto, seu conteúdo deve trazer como pano de fundo a justificativa que evidencie o seu produto ou serviço como o melhor existente.

 

Quais os benefícios de se orientar pelo funil de conteúdo?

 

Seguir os princípios do topo de funil é importante para atrair e educar potenciais clientes sobre o seu negócio. Além de despertar a curiosidade e o interesse do público, oferecer conteúdos de valor e qualidade é relevante para que essa trajetória converta os possíveis clientes em clientes de fato.

Os benefícios de seguir essa estratégia:

– Aumentar o tráfego do seu site ou blog, pois os conteúdos de topo são abrangentes e podem alcançar um grande número de pessoas;

– Gerar autoridade e confiança com conteúdos que ajudem o público a resolver seus problemas ou realizar seus desejos;

– Nutrir esse público gerando informações que fortaleçam o relacionamento com a marca, sendo mais fácil de conduzi-lo ao longo da jornada de compra;

– Aperfeiçoar produtos e serviços a partir do feedback dos usuários;

– Aumentar o interesse pela compra de seus produtos.

 

Leia também: Lições de como encantar o cliente

 

Como criar o funil de conteúdo do meu negócio?

 

Após definir o produto ou serviço que você vai oferecer, é importante partir para a definição do seu cliente ideal e persona. Essa etapa irá esclarecer para “quem” você está vendendo e, sendo assim, como falar com essa pessoa. 

A seguir, a estratégia é pensar estrategicamente os conteúdos pelos quais esse público poderá se atrair.

Topo de funil: Conteúdos mais gerais para os indivíduos que ainda estão conhecendo o seu negócio;

Meio de funil: Conteúdos mais dentro do seu nicho para as pessoas que já conhecem o que você vende;

Fundo de funil: Conteúdos que mostram os motivos pelos quais o interessado deve escolher a sua empresa.

Ao longo desse texto, pudemos desvendar o funil de vendas trazendo informações relevantes sobre essa estratégia para a jornada do cliente e a conversão em vendas.

Claro que uma equipe de marketing estratégico pode orientar melhor cada passo da sua marca ou empresa rumo a esse desafio da jornada de compra.

 

Por isso, e para isso, a 2L é especialista em comunicação estratégica e marketing e pode oferecer a ajuda que sua empresa precisa para transformar a sua produção de conteúdo em uma importante ferramenta de marketing.

Vamos conversar? Podemos definir as estratégias certas para otimizar o marketing digital da sua empresa.  

 

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