Confira 8 tipos de sites e entenda qual o mais indicado para o seu negócio

 

Estar no universo digital, há muito, não é mais uma escolha. Algumas empresas entenderam isso apenas após a pandemia, outras ainda não passaram a ocupar a sua posição no mundo virtual. No entanto, atualmente, a experiência de venda foi transformada pelo digital e quem não aderiu está fadado a perder oportunidades, já que toda a experiência do cliente passa pelo online em algum momento.

Sendo assim, se uma empresa está iniciando no digital, é importante que não faça por fazer, apenas para não estar de fora da tecnologia. É preciso cuidar dessa presença para extrair o máximo possível das possibilidades que o digital oferece. E uma das formas mais básicas é fazer um site que esteja de acordo com o tipo de negócio e momento da empresa.

Sim, existem diferentes tipos de site e cada um deles exerce uma função específica.

Entendê-los pode otimizar a sua entrada no digital e potencializar a comunicação com os públicos, especialmente aquele que está buscando o serviço ou produto que sua empresa oferece.

Quer entender melhor cada tipo de website para fazer a escolha mais acertada para o momento da sua empresa? Continue lendo esse artigo com 8 tipos de site.

 

1. SITE INSTITUCIONAL

 

Esse tipo de site é a versão digital imprescindível para qualquer empresa apresentar seus valores, serviços ou produtos oferecidos e informar como uma pessoa pode entrar em contato.

Aqui também vale mostrar ao público como os produtos e serviços oferecidos se traduzem em soluções para os clientes. Por isso, é importante divulgá-los através de um marketing digital eficiente que considere também as mídias sociais e os anúncios patrocinados.

No site da sua empresa também é possível trazer outros dados, como a história ou a trajetória da organização.

Caso o site seja organizado em apenas uma página, ele tem outra especificação. Observe a seguir.

 

2. SITE ONE PAGE

 

A diferença desse tipo de site é que as informações são dispostas em apenas uma página, que o usuário vai acessando através de links que levam à partes dela.

Normalmente, as informações da empresa estão na parte principal, chamada de home, e há um menu que direciona para outras seções da página. Pela forma como as informações estão dispostas, esse tipo de site é extremamente responsivo, podendo ser visualizado com facilidade em smartphones, tablets e outros dispositivos além do computador.

Para quem não precisa de um site com muitas informações ou está iniciando, é o tipo ideal.

 

3. PORTAL

 

Já percebeu como os sites de notícias são robustos, com várias páginas e muitas informações? Esses sites são chamados de portais. Um portal precisa de hospedagem maior e uma estrutura com mais recursos, já que as plataformas que os utilizam precisam desse suporte.

Essas plataformas são usadas por jornais, empresas de moda, culinária e revistas, por exemplo.

É comum que apresentem, além das informações e notícias, muitos anúncios para os quais abrem espaço patrocinado, podendo ser em parceria com o Google, por exemplo.

 

4. SITE DINÂMICO

 

A ideia do site dinâmico é poder combinar seções, permitindo que a empresa implemente estratégias que vão além da apresentação dos produtos e serviços.

Tem como característica mesclar o site institucional e o blog, sendo recomendado para empresas de criação de conteúdo ou que trabalham com inbound marketing, por exemplo.

 

5. BLOG

 

Já que falamos nele, o blog é o tipo ideal de site para o compartilhamento de conteúdo e informações.

Normalmente, os blogs apresentam conteúdo como uma estratégia de marketing digital, que tem como objetivo levar a audiência a conhecer mais sobre o produto ou serviço de uma empresa.

Nesse movimento, também acaba por criar relacionamento com o público e otimizar o site como um todo nos mecanismos de busca enquanto aplica as estratégias de inbound marketing.

 

6. LANDING PAGE

 

Sendo também uma página única, a landing page é um instrumento muito usado quando a pessoa ou empresa tem um objetivo único, como converter um visitante em lead, vender algum produto ou fazer com que as pessoas se cadastrem em algum site ou curso, por exemplo.

O conteúdo é altamente persuasivo e, geralmente, é composto por 3 itens: título com oferta, formulário e botão de CTA (call to action). No desenvolvimento desses itens estão um histórico do produto ou serviço, benefícios, depoimentos, o que pode variar de acordo com a finalidade da página.

Os anúncios patrocinados de empresas que não têm sites ou de venda direta utilizam-se desse tipo de página com frequência, reforçando suas intenções com textos persuasivos que usam as técnicas de copywriting e gatilhos mentais pensados para conversão.

 

7. HOTSITE

 

Os hotsites são pensados para ofertas e campanhas temporárias, ficando ativos por tempo determinado para a divulgação de uma promoção ou evento, por exemplo.

Alguns usos possíveis são em campanhas publicitárias, promoções, lançamentos, liquidações, entre outros. Dada a abrangência, pode ser usado por diversos tipos de negócios.

 

8. LOJA VIRTUAL OU E-COMMERCE

 

Este é o tipo de site ideal para venda direta. Também chamado de loja online, é pensado para facilitar a comercialização de produtos no ambiente virtual. São excelentes para categorizar tipos de produtos, coleções, oferecendo diversos tipos de filtros e facilidades para a experiência de compra do usuário.

Uma loja virtual pode ser muito eficiente para incrementar as vendas de uma empresa, haja vista a facilidade, comodidade de compra, além do fato de estar 24h disponível para acesso. É especialmente interessante para compras com recorrência ou aquelas que precisam de recursos como cotações personalizadas.

É importante lembrar que, em uma experiência de compra online, quanto mais informações melhor, e isso inclui medidas, material ou registros (Anvisa/Inmetro por exemplo). A seguir, trago outras dicas para aplicar em lojas virtuais.

 

5 Dicas para o seu e-commerce

 

1. Quanto mais produtos por página melhor. Isso se deve ao fato de o percentual de cliques que levam às próximas páginas apresentar queda a partir da segunda página.

2. Uma dica de ouro é categorizar e usar tags. Isso ajuda os clientes a irem direto no que procuram com facilidade.

3. Se coloque no lugar do cliente e se pergunte: essa descrição traz todas as informações necessárias? Faça uma descrição aprofundada e real, incluindo palavras-chave e todas as informações possíveis.

4. Cuide do visual e da experiência do cliente na sua página. Ter muitos banners, pop-ups e abas para serem fechadas distraem ou fazem com que o cliente tenha dificuldades para encontrar o que quer. Isso faz perder vendas.

5. Procure gerar emoções positivas, que empolguem os clientes. Assim, o processo de vendas será mais bem sucedido.

 

Devo fazer um site ou landing page?

 

Talvez, em algum momento, você tenha ficado em dúvida sobre fazer um site ou uma landing page. No entanto, existem diferenças estruturais que você deve levar em consideração.

O site apresenta o negócio como um todo, mostrando produtos, serviços e outros detalhes da empresa, enquanto a landing page tem um objetivo único, como converter um visitante em lead, por exemplo.

No caso do site, o foco é institucional e seu conteúdo deve estar voltado também para ranquear as páginas da empresa no Google. Isso não está nos objetivos da landing page, que serve para um propósito pontual.

 

Criar um site é fundamental pra a sua estratégia digital. Confira!

 

Para responder essa pergunta, seguem dois dados aferidos por uma pesquisa realizada pelo Google sobre o comportamento do consumidor:

  • Compras online no primeiro semestre de 2019: R$ 26,4 bilhões
  • Compras online no primeiro semestre de 2021: R$ 53,4 bilhões

Se a sua empresa ainda não vende online, uma parte desse montante poderia ser seu, mas está indo para seus concorrentes. Outros dados dão conta que:

  • 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam;
  • 82% gostam de comprar tanto online quanto em lojas físicas;
  • 42% é a indicação da taxa de crescimento do e-commerce no Brasil até 2025, o que representará quase metade (39%) do crescimento total das vendas no varejo.

Entendeu por que um site não é luxo, mas um meio de alavancar os resultados do seu negócio? Ele sendo otimizado, é mais preparado ainda.

Ainda que as lojas físicas continuem tendo papel extremamente relevante nos resultados das empresas, não há mais como desconsiderar o comércio eletrônico. Se você ainda não está no mundo digital, repense os canais de interação e vendas com seu público. Vamos juntos?

Qualquer que seja o tipo ideal de site para o seu negócio, a 2L Marketing Estratégico tem uma equipe completa para criar um projeto perfeito, otimizado e 100% personalizado. Se você ainda está em dúvida de qual tipo de site escolher, venha conversar com a gente.

 

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