O que a empatia tem a ver com os negócios

Seja nas relações pessoais ou no mundo corporativo, cada vez é mais frequente o uso da palavra empatia. Mas você sabe o que esse conceito tem a ver com os negócios?

 

Ao contrário do que prega o  senso comum,  empatia não  é simplesmente  se colocar no lugar do outro, mas na realidade, esse termo relacionado à Inteligência Emocional, refere-se a tentativa de compreender os sentimentos e emoções do outro, sob a perspectiva daquilo que realmente é importante para aquela pessoa.

 

Em um contexto empresarial, em que as empresas estão buscando se humanizar e mostrar a sua real preocupação com seus clientes, a empatia ganha uma relevância ainda maior através de atitudes simples que podem trazer um verdadeiro engajamento e resultado.

 

Ter preço e qualidade já não são os únicos protagonistas na hora de assegurar a vantagem competitiva no mercado. Seja para atrair consumidores ou para reter talentos, ter empatia pode ser o diferencial agregado necessário para sua empresa.

 

De acordo com o relatório anual Empathy Monitor, 77% dos trabalhadores estariam dispostos a trabalhar mais horas para um local de trabalho mais empático. Em outras palavras, a empatia tem impacto direto na produtividade, lealdade e engajamento dos funcionários.

 

Colando a empatia em prática

Para vender algo a alguém, seja um produto ou um serviço, barato ou caro, você precisa compreender quais são as motivações que levariam essa pessoa a querer esse “algo”. E mais: em qual ponto do termômetro sobre a percepção de desejo (eu quero) x necessidade (eu preciso) o cliente está.

 

Desenvolvendo a empatia,  você se coloca no lugar do cliente e avalia os motivos por trás da recusa dele. Às vezes, o momento não é ideal para uma abordagem de venda, mas apenas para que ele considere a sua solução. 

 

Nutrir um relacionamento de qualidade pode permitir que no momento certo o cliente se lembre de você.

 

Confira alguns alguns comportamentos essenciais para trabalhar a empatia no seu negócio:

 

  • Buscar compreender as dores e anseios do cliente;
  • Ouvir mais do que falar;
  • Aguardar o momento certo para abordagem de vendas;
  • Fazer perguntas abertas.

 

Uma empresa empática torna sua experiência de vendas um processo verdadeiramente personalizado, muito além de ofertar soluções engessadas que não agregam valor. Ser empático flexibiliza suas ações de modo a atender as necessidades particulares do cliente e isso pode ser um grande trunfo de vendas.



Como a 2L pode ajudar a sua empresa a ser mais empática

 

A filosofia da 2L é fazer uma comunicação com sentido, que conecte a essência da sua empresa aos objetivos de crescimento. Conhecendo sua empresa a fundo, assim como seu público, é possível utilizar a  empatia para conquistar novos clientes e manter os que já estão com você.

 

Trabalhamos para elaborar estratégias de marketing digital atentas às necessidades dos seus clientes, desde o planejamento até a execução, fazendo com que sua empresa se sobressaia no mercado pelas razões certas.

Venha trocar uma ideia com a gente e saiba mais como a empatia pode trazer ainda mais sucesso para o seu negócio.

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