Posicionamento de marca em questões sociais

Saiba se sua marca deve se posicionar em questões políticas e sociais

Atualmente, marcas e consumidores estão mais próximos graças aos diversos canais de comunicação existentes, assim como às estratégias de relacionamento com clientes. Mas como saber qual posicionamento das marcas os consumidores esperam?

Exemplos não faltam de empresas que sofreram boicotes ao apoiar uma causa, assim como aquelas que tiveram os negócios impulsionados justamente por se posicionar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 61% dos consumidores entrevistados avaliam que as empresas estão cada vez mais se posicionando acerca de causas políticas e sociais.

Entre os entrevistados, 64% se consideram fiéis a alguma marca, ou seja, acompanham de perto tudo que a empresa faz e fala.

Os dados reafirmam que a internet é o grande canal de interação. Para 73% das pessoas pesquisadas, as redes sociais são a principal forma desse acompanhamento, e  80% dos consumidores seguem as marcas no Instagram.

A grande maioria dos consumidores aceita o posicionamento das marcas, no entanto 53% disseram que sentem falta das marcas se posicionarem mais publicamente. Apenas 16% discordaram dessa mesma afirmação.

Os consumidores também estão interessados pela humanização das marcas: 73% afirmam que se sentem mais próximos de marcas mais humanas e que se preocupam com os problemas das pessoas.

Já, 72% acreditam que o diálogo entre marcas, causas e consumidores deve ser mais estimulado.

Mas como todos esses dados se relacionam com o propósito da sua empresa?

De acordo com a pesquisa, as causas sociais que tiveram maior aceitação foram:

  • Educação (59%)
  • Combate à fome e à pobreza (58%)
  • Questões de saúde (58%)
  • Sustentabilidade (53%)
  • Luta contra violência contra a mulher (51%)

Assim, se você sabe quem é o público-alvo do seu negócio, fica mais fácil escolher as causas que impactam positivamente na aproximação com os consumidores.

Segundo a pesquisa da Opinion Box, há maior possibilidade de boicote à marca que se posiciona contrária aos ideais políticos  do consumidor: 31% dos entrevistados disseram que deixariam de comprar ou comprariam menos se uma marca se posicionasse a favor de ideais políticos dos quais discordam.

Fica claro que é preciso cuidado ao se posicionar. Porém, também está claro que não dá mais para não expor o posicionamento da sua marca.

E você, está precisando de ajuda para comunicar o posicionamento político e social da sua marca com os consumidores? A 2L tem uma equipe de especialistas pronta para te ajudar nessa missão.

Venha bater um papo  conosco e descobrir como aprofundar o relacionamento da sua marca com seu público-alvo.

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