A psicologia da palavra grátis

A psicologia da palavra grátis

Palavras-chave: grátis, clientes

Conta aqui para gente: você gosta de receber um brinde? Pois saiba que você não está só, e as empresas sabem disso. Ofertar brindes, amostras, fretes ou conteúdo grátis fazem parte de diversas estratégias de marketing e vendas para agradar os clientes.

Muitas pessoas realizam compras e aceitam coisas que nem desejavam ou necessitavam pelo fato puro e simples de ser de graça. Mas afinal, por que não resistimos a um brinde?

Para tentar responder a essa pergunta, o professor de economia comportamental da Duke University, Dan Ariely, pesquisou durante anos a psicologia por trás da palavra ‘grátis’ em diversos ambientes.

Em 2007, ele foi coautor do “Zero as a Special Price: The True Value of Free Products”, a tradução em português seria Zero como um preço especial: o verdadeiro valor dos produtos gratuitos, no qual os participantes foram convidados a escolher entre uma trufa Lindt de US$ 0,13 e um bombom Hershey’s, de graça.

Acredite você ou não, o dobro das pessoas preferiam o doce gratuito. Contudo, ao colocar  uma etiqueta de US$ 0,01 no Hershey’s Kiss e mudarem o preço da trufa Lindt para US$ 0,01, a maioria das pessoas passaram a optar pela trufa Lindt.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque ao ter a opção de receber algo gratuitamente as pessoas deixam de perceber o lado negativo da escolha, tomando decisões irracionais. É o chamado “efeito do preço zero”.

Isso também vale para frete grátis. De acordo com a pesquisa “O Futuro do Varejo”, feita pela Walker Sands em 2019, 77% afirmaram que o frete grátis os tornou mais propensos a comprar um item online, porcentagem maior do que  incentivos como o envio no mesmo dia.

Ou seja, assim que uma barreira considerada injusta pelos consumidores, no caso o preço do frete, é retirada, há uma maior probabilidade do consumidor fechar a compra.

Por isso, não basta ser barato, precisa ser grátis.

E você, já sabe qual estratégia de ofertas grátis vai implementar para aumentar suas vendas? Venha conversar com a gente e saiba como podemos te ajudar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
About Us
Lorem, ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Tempore ipsam alias quae cupiditate quas, neque eum magni impedit asperiores ad id sint repudiandae quaerat, omnis commodi consequatur dolore rerum deleniti!
Contact Us
121 King St, Melbourne VIC 3000, Australia.
info@barky.com
hello@barky.com
(312) 895-9800
(312) 895-9800