A psicologia da palavra grátis
Palavras-chave: grátis, clientes
Conta aqui para gente: você gosta de receber um brinde? Pois saiba que você não está só, e as empresas sabem disso. Ofertar brindes, amostras, fretes ou conteúdo grátis fazem parte de diversas estratégias de marketing e vendas para agradar os clientes.
Muitas pessoas realizam compras e aceitam coisas que nem desejavam ou necessitavam pelo fato puro e simples de ser de graça. Mas afinal, por que não resistimos a um brinde?
Para tentar responder a essa pergunta, o professor de economia comportamental da Duke University, Dan Ariely, pesquisou durante anos a psicologia por trás da palavra ‘grátis’ em diversos ambientes.
Em 2007, ele foi coautor do “Zero as a Special Price: The True Value of Free Products”, a tradução em português seria Zero como um preço especial: o verdadeiro valor dos produtos gratuitos, no qual os participantes foram convidados a escolher entre uma trufa Lindt de US$ 0,13 e um bombom Hershey’s, de graça.
Acredite você ou não, o dobro das pessoas preferiam o doce gratuito. Contudo, ao colocar uma etiqueta de US$ 0,01 no Hershey’s Kiss e mudarem o preço da trufa Lindt para US$ 0,01, a maioria das pessoas passaram a optar pela trufa Lindt.
De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque ao ter a opção de receber algo gratuitamente as pessoas deixam de perceber o lado negativo da escolha, tomando decisões irracionais. É o chamado “efeito do preço zero”.
Isso também vale para frete grátis. De acordo com a pesquisa “O Futuro do Varejo”, feita pela Walker Sands em 2019, 77% afirmaram que o frete grátis os tornou mais propensos a comprar um item online, porcentagem maior do que incentivos como o envio no mesmo dia.
Ou seja, assim que uma barreira considerada injusta pelos consumidores, no caso o preço do frete, é retirada, há uma maior probabilidade do consumidor fechar a compra.
Por isso, não basta ser barato, precisa ser grátis.
E você, já sabe qual estratégia de ofertas grátis vai implementar para aumentar suas vendas? Venha conversar com a gente e saiba como podemos te ajudar.