Na era da experiência do consumidor em que estamos vivendo, o ciclo de vendas já não se encerra com a entrega do produto. É exatamente neste momento que se inicia o pós-venda.
O pós-venda pode ser considerado o conjunto de atividades de marketing realizadas após a venda do produto ou a prestação do serviço. Essas ações podem ser pesquisas de satisfação, serviços de manutenção, promoções especiais e outras formas de atendimento, tendo como objetivo a fidelização do cliente.
Mas para que isso ocorra é preciso encarar esse processo com a mesma atenção e seriedade das etapas anteriores de venda. Afinal, a experiência de compra do consumidor é baseada na forma como ele é atendido, desconsiderando o produto e preço estipulado pelo estabelecimento.
Segundo o relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021, realizado pela Zendesk, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente.
Por esse dado já dá para perceber o tamanho da importância de ter um estratégia de pós-venda definida para seu negócio, não é mesmo?
Então, continue a leitura desse artigo aqui no blog da 2L Marketing Estratégico, e confira as dicas que separamos para garantir o sucesso do seu pós-vendas.
3 dicas para turbinar o seu pós-vendas
É importante lembrar que estratégias de pós-venda devem se adequar ao processo comercial de cada negócio.
Isso porque é diferente atender os clientes depois da compra de um produto e de um serviço, e o cenário também muda nos mercados B2C e B2B. Logo, é preciso adaptar as estratégias de pós-vendas para cada tipo de empresa.
A seguir, confira 3 dicas para verdadeiramente encantar seus clientes no pós-vendas:
1- Realize follow-up
Saber o feedback dos clientes mostra que você realmente se importa em proporcionar uma boa experiência. Além disso, permite coletar informações preciosas sobre o que realmente está funcionando e o que precisa ser aprimorado na sua estratégia. Por isso, escute os seus clientes!
2- Oferte benefícios exclusivos
Quem não gosta de se sentir especial? Essa é uma importante estratégia para reter e fidelizar clientes. Envio de amostras grátis, descontos e promoções exclusivas, priorizar a experimentação antes do resto do público são alguns exemplos de benefícios que ajudam a aproximar ainda mais o cliente da sua marca.
3- Garanta um suporte eficiente
Independente de qual seu tipo de negócio, e de qual estratégia você irá adotar, uma coisa é certa: o suporte precisa ser eficiente. Organizar os canais de comunicação e treinar a equipe de atendimento são premissas básicas para a empresa que deseja obter sucesso no pós-vendas.
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Precisando de ajuda para montar uma estratégia de pós-vendas? Conte com a 2L
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