A importância do pós-venda para a experiência do consumidor

Na era da experiência do consumidor em que estamos vivendo, o ciclo de vendas já não se encerra com a entrega do produto. É exatamente neste momento que se inicia o pós-venda.

 

O pós-venda pode ser considerado o conjunto de atividades de marketing realizadas após a venda do produto ou a prestação do serviço. Essas ações podem ser pesquisas de satisfação, serviços de manutenção, promoções especiais e outras formas de atendimento, tendo como objetivo a fidelização do cliente.

 

Mas para que isso ocorra é preciso encarar esse processo com a mesma atenção e  seriedade das etapas anteriores de venda. Afinal, a experiência de compra do consumidor é baseada na forma como ele é atendido, desconsiderando o produto e preço estipulado pelo estabelecimento.

Segundo o relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021, realizado pela Zendesk, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente.

Por esse dado já dá para perceber o tamanho da importância de ter um estratégia de pós-venda definida para seu negócio, não é mesmo?

Então, continue a leitura desse artigo aqui no blog da 2L Marketing Estratégico, e confira as dicas que separamos para garantir o sucesso do seu pós-vendas.

 

3 dicas para turbinar o seu pós-vendas

É importante lembrar que estratégias de pós-venda devem se adequar ao processo comercial de cada negócio. 

 

Isso porque é diferente atender os clientes depois da compra de um produto e de um serviço, e o cenário também muda nos mercados B2C e B2B. Logo, é preciso adaptar as estratégias de pós-vendas para cada tipo de empresa.

 

A seguir, confira 3 dicas para verdadeiramente encantar seus clientes no pós-vendas:

 

1- Realize follow-up

Saber o feedback dos clientes  mostra que você realmente se importa em proporcionar uma boa experiência. Além disso, permite coletar informações preciosas sobre o que realmente está funcionando e o que precisa ser aprimorado na sua estratégia. Por isso, escute os seus clientes! 

 

2- Oferte benefícios exclusivos

Quem não gosta de se sentir especial? Essa é uma importante estratégia para reter e fidelizar clientes. Envio de amostras grátis, descontos e promoções exclusivas, priorizar a experimentação antes do resto do público são alguns exemplos de benefícios que ajudam a aproximar ainda mais o cliente da sua marca.

 

3- Garanta um suporte eficiente

 

Independente de qual seu tipo de negócio, e de qual estratégia você irá adotar, uma coisa é certa: o suporte precisa ser eficiente. Organizar os canais de comunicação e treinar a equipe de atendimento são premissas básicas para a empresa que deseja obter sucesso no pós-vendas.

 

 

Leia também

Cuidado! O excesso de opções pode afugentar seu cliente

Leia também: Sua empresa está preparada para receber novos clientes?

 

 

Precisando de ajuda para montar uma estratégia de pós-vendas? Conte com a 2L

 

A 2L é uma empresa de comunicação que tem como propósito promover soluções que gerem resultados de vendas para seu negócio, seja no pré ou pós-vendas.

Nossa filosofia é fazer uma comunicação com sentido, que conecte a essência da sua empresa aos objetivos de crescimento.

Venha bater um papo com a gente !









Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
About Us
Lorem, ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Tempore ipsam alias quae cupiditate quas, neque eum magni impedit asperiores ad id sint repudiandae quaerat, omnis commodi consequatur dolore rerum deleniti!
Contact Us
121 King St, Melbourne VIC 3000, Australia.
info@barky.com
hello@barky.com
(312) 895-9800
(312) 895-9800