Cuidado! O excesso de opções pode afugentar seu cliente
Engana-se quem pensa que oferecer uma ampla variedade de opções está dando mais liberdade de escolha aos seus clientes. Por vezes essa variedade pode gerar o chamado Paradoxo da Escolha: que é uma sensação incômoda de paralisia diante da incapacidade de fazer a escolha do que seria a opção perfeita frente a toda variedade disponível.
⠀
E mesmo se vencida a etapa da paralisia e a escolha for realizada, é possível que seu cliente se sinta menos satisfeito com esta opção do que se tivesse tido menos opções para escolher, principalmente se seu produto/serviço tiver um ticket mais alto. Isso explica-se porque quanto mais soterrado de opções seu cliente estiver, mais emocionais e subjetivas se tornarão as suas decisões, terão como base, por exemplo, a reputação da marca, recomendações, lembranças afetivas etc.
⠀
Em meio a uma tomada de decisão mais complexa, nosso lado racional acaba ficando em segundo plano. Portanto, avalie se no caso do seu negócio, restringir a variedade de opções não iria gerar mais conforto emocional para seus clientes e, consequentemente, mais vendas.
Leia mais a respeito: https://shop.ibnbrasil.com/no-momento-da-compra-quantas-opcoes-sao-ideais-para-nao-gerar-paralisia-insatisfacao-e-arrependimento/