Glossário de marketing digital: conheça os principais termos

O marketing digital engloba as ações desenvolvidas no ambiente online por uma empresa a fim de promover a sua marca e incrementar as vendas e negócios.

 

Com a necessidade vital de estabelecerem e manterem a sua presença online, cada vez mais empresas e pessoas estão mergulhando nesse universo para promover suas empresas, produtos e serviços.

 

Mas você está antenado com os conceitos e termos do marketing digital?

 

O universo do marketing digital é vasto e está em constante atualização, e isso inclui os seus conceitos e termos. A todo instante surgem novas palavras e siglas que precisam ser compreendidas por quem atua no ramo. 

 

Também é importante que os clientes e empresas estejam cada vez mais familiarizados com eles, desde o seu setor de marketing até os níveis gerenciais, para que a evolução acelerada e a incorporação de novos conceitos não atrapalhe a sua comunicação.

 

O fato é que o marketing mudou e os termos utilizados antigamente no offline – e até mesmo no online – por estarem em constante evolução, estão sempre sendo adequados às novas realidades e ganhando novas terminologias. 

 

Afinal, a riqueza do marketing se traduz em novas ferramentas, técnicas e métodos, e cada um traz seu arcabouço de informações, termos e conteúdos próprios.

 

Muita gente fica perdida com tantas informações, por isso, ter em mãos as explicações sobre os termos mais usados no marketing seria ótimo, não é?

 

Então, continue lendo, porque nesse artigo traremos os principais termos e conceitos do marketing digital para você se situar nas expressões e seus significados e, assim, conseguir acompanhar as suas campanhas com muito mais eficácia.

 

E se você é estudante ou profissional da área, é ainda mais importante que guarde bem essas informações e fique atento aos novos conceitos que estão sempre surgindo.

 

Leia também: Você conhece as etapas de otimização do marketing digital?

 

Os 10 termos mais importantes do marketing digital 

  1. Automação de marketing

São ações e tarefas de marketing realizadas de forma automatizada por ferramentas específicas. Geralmente, é associada aos processos de email marketing e autoresponder, em que uma série de emails é enviada, de forma automática, criando relacionamento com os prospects/leads e facilitando o trabalho. 

 

  1. CAC

Sigla para Custo de Aquisição de Clientes. É uma métrica para saber quanto a empresa está gastando para a conquista de cada cliente novo. É fonte para a criação ou adaptação de orçamentos e estratégias de marketing.

 

  1. CRM

Sigla para Customer Relationship Management que é, na tradução, gerenciamento do relacionamento com o cliente. Muitas vezes, quando se fala em CRM, a pessoa está se referindo aos softwares de gestão de relacionamento, que catalogam, organizam e armazenam as informações sobre os clientes.

 

  1. CTA

É uma chamada para ação, literalmente, a sigla quer dizer “call to action” e são “ordens” ou incentivos incisivos sugerindo que os usuários realizem a ação que aquela comunicação deseja, seja clicar em um botão, baixar algum material, fazer um comentário em uma postagem em rede social ou se inscrever em um evento, por exemplo.

 

  1. Funil de vendas

É a representação do estágio em que cada potencial cliente se encontra em relação ao processo de venda. É usada a imagem do funil para demonstrar o caminho que os clientes percorrem até finalizarem o processo através da compra do produto ou serviço. Enquanto alguns estão conhecendo a empresa (uma parte grande), outros estão passando pela experiência de compra e são representados lá no final do funil, na parte mais estreita. Por isso, o funil é separado em três partes: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Para cada etapa ou momento desses, é usada uma estratégia de conteúdo diferenciado, já que os clientes e potenciais clientes estão vivendo estágios diferentes no processo de compra. 

Tofu (Top of the funnel): normalmente, na estratégia com esse público, se usa conteúdos introdutórios, que chamem atenção e transformem o visitante em lead (prospecto);

Mifu (Middle of the funnel): aqui os conteúdos já são mais aprofundados, pensando naquele cliente que já se interessou e se aproximou mais da marca, então, a estratégia é fortalecer o relacionamento e gerar a demanda pelo seu produto ou serviço;

Bofu (Bottom of the funnel): este é o momento em que o lead já está próximo da compra, portanto, os conteúdos buscam quebrar objeções e mostrar que o seu produto ou serviço é o melhor para ele.

 

  1. Inbound Marketing

É considerado o novo marketing. Usa a estratégia de atrair o cliente gradativamente, a partir do compartilhamento de conteúdo relevante e construção de relacionamento. Usa as estratégias de marketing digital em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

 

 Leia também: Desmistificando o inbound marketing

  1. Lead

Pode ser considerado um cliente em potencial, alguém que demonstrou interesse em sua empresa ou marca e forneceu dados pessoais (nome, email, contato) em um formulário. Essa pessoa passa a receber seu conteúdo, podendo se transformar em cliente.

 

  1. Marketing de conteúdo

Faz parte da estratégia do inbound marketing, produzindo conteúdo qualificado para cada etapa do funil de vendas: textos, vídeos, ebooks e infográficos são alguns exemplos.

 

  1. ROI

Sigla para Return on Investment (ou retorno sobre investimento, em português). É a relação entre a receita e os gastos de uma campanha de marketing, medido em percentual.

 

  1. SEO

Sigla para Search Engine Optimization (ou otimização para buscadores). São técnicas e métodos para melhorar o posicionamento e a descoberta das páginas de um site nos motores de pesquisa com o Google. Com essas estratégias, um site pode obter melhor desempenho no tráfego orgânico, aparecendo em melhores posições nas pesquisas por esses sites de busca.

 

Gostou de conhecer melhor alguns dos principais termos do marketing digital? 

 

Agora que está mais familiarizado com esses termos, poderá bater um papo com a nossa equipe e descobrir as melhores soluções de marketing para sua empresa. 

 

Podemos levar a sua empresa a outro patamar no universo do marketing digital.

 

Vamos conversar?

 

Referências: 

https://resultadosdigitais.com.br/marketing/glossario-de-marketing-digital/

 

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PALAVRA-CHAVE EM FOCO: Termos de marketing digital  

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Leia também: Jornada do cliente: qual o papel desse mapeamento na estratégia do negócio 

 

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