A importância do UX no marketing digital, no SEO e no design de sites

No mercado corporativo, o ambiente virtual é um dos principais “campos de batalha” para empresas e marcas que buscam destaque. Nesse cenário, ganha quem consegue se adaptar às tendências que áreas como a tecnologia apresentam. Entre elas, a última novidade é a “user experience” (UX) ou  “experiência do usuário” na tradução para o português.  

A definição do termo mostra que para obter resultados expressivos, não basta apenas atrair clientes para uma ação de marketing ou site, mas é preciso oferecer uma experiência memorável para eles. Aqui, a  UX desempenha um papel crucial.

E é para mostrar essa importância que esse post foi desenvolvido. Aqui, você entenderá por que a experiência do usuário é tão relevante quando falamos de marketing digital, SEO e design de sites.

 

Continue a leitura para saber mais! 

 

Sobre o conceito e a importância da experiência do usuário

 

O conceito refere-se à experiência que uma pessoa tem ao interagir com um produto ou serviço, especialmente no que diz respeito a interfaces digitais, como sites e aplicativos. 

A UX abrange diversos aspectos, incluindo a facilidade de uso, a acessibilidade, a eficiência na interação, a estética visual e a satisfação proporcionada pelo uso da interface. 

Trata-se de um campo multidisciplinar que envolve elementos de design gráfico, design de interação, arquitetura da informação, usabilidade, e até mesmo psicologia.

 

Por que a UX é tão importante? 

 

A importância da experiência do usuário é imensa para o sucesso comercial de uma ação ou produto. Aqui estão os pontos centrais que ilustram esse contexto: 

 

Trabalha a satisfação e a retenção do usuário

 

Uma boa experiência do usuário aumenta a satisfação dos clientes e , cá entre nós, usuários satisfeitos são mais propensos a retornar, recomendar e interagir com seu produto ou serviço.

Outro requisito alinhado a essa característica é a retenção. Se os usuários encontram facilidade e satisfação no seu produto ou serviço, eles são mais propensos a continuar usando.

 

Constrói diferenciais competitivos 

Produtos com melhor UX se destacam em mercados competitivos e atraem mais usuários, o que contribui diretamente para fortalecer a marca e criar uma imagem positiva da empresa no mercado.

 

Promove acessibilidade 

Uma boa UX considera a acessibilidade para todos os usuários, incluindo aqueles com deficiência. Acessibilidade é um aspecto importante que amplia o seu alcance de mercado e também atende aos requisitos legais.

 

Aumento de conversões 

O design eficaz do UX  leva a um aumento nas taxas de conversão. Se um site ou aplicativo é fácil de usar e os usuários podem completar as ações desejadas com facilidade, eles são mais acessíveis ao conversor.

 

Redução de custos de desenvolvimento

Investir em UX no início do processo de desenvolvimento pode reduzir custos mais tarde. Por exemplo, descobrir e corrigir problemas no início é muito mais barato do que corrigi-los depois que o produto foi lançado.

 

 

Aspectos da experiência do usuário no marketing digital

 

Em essência, o marketing digital visa criar uma presença online sólida e eficaz, para, assim, atingir e converter clientes potenciais. A experiência do usuário torna-se central neste processo. Sem uma boa UX, as campanhas de marketing não podem obter os resultados desejados.

Pense nisto: se um cliente em potencial acessa seu site e se depara com uma interface confusa, lenta ou perturbadora, as chances de ele sair e não retornar são altas, independentemente da qualidade de seus produtos ou serviços, não é mesmo?

 É aí que o trabalho de um UX designer se torna essencial, garantindo que o design de sites seja intuitivo, atraente e, principalmente, centrado no usuário.

 

SEO e experiência do usuário: a aliança perfeita

 

Quando falamos de SEO, nos referimos às técnicas e estratégias que ajudam um site a melhorar sua visibilidade nos motores de busca, como o Google. A relação entre UX e SEO é mais profunda do que parece à primeira vista.

A UX e o SEO estão interligados. Os mecanismos de busca, como o Google, recompensam sites com uma boa UX com classificações mais altas nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs). Isso inclui ter um site responsivo (que funciona bem em dispositivos móveis), tempos de carregamento rápidos e conteúdo de qualidade que satisfaz a intenção do usuário.

Por exemplo, a velocidade de carregamento de um site, a qualidade do conteúdo e a adaptabilidade a diferentes dispositivos (como smartphones e tablets) são aspectos cruciais para o SEO. Um site com boa UX normalmente tem uma estrutura lógica e clara, o que facilita a indexação

 

A função da UX no design de sites 

 

Organizar a estrutura do site de forma lógica e intuitiva é crucial. A arquitetura da informação ajuda os usuários a encontrarem o que estão procurando com facilidade e rapidez.

A interface do usuário (UI) deve ser clara, intuitiva e agradável esteticamente. O design de UI é sobre a criação de uma interface visualmente atraente que também seja funcional e fácil de navegar.

Nesse cenário, a experiência do usuário trabalha a funcionalidade do site em dispositivos de todos os tamanhos, incluindo desktops, tablets e smartphones. Um design responsivo garante que a UX seja consistente em todas as plataformas.

Por último, mas não menos importante, é o conteúdo, que deve ser parte integrante da UX. Precisa ser relevante, útil e fácil de entender. A apresentação do conteúdo, incluindo o uso de cabeçalhos, imagens e layout, também é crucial.

 

Conte com a 2L Marketing Estratégico para desenvolver a UX da sua marca! 

 

Quando a missão é desenvolver a experiência do usuário, na 2L Marketing Estratégico a linha de trabalho ocorre a partir das seguintes frentes: 

 

Pesquisa e análise de público-alvo

 

Entender o público-alvo é o primeiro passo. Isso envolve pesquisas de mercado, entrevistas com usuários, análise de dados existentes e a criação de personas de usuário.

 

Mapeamento da jornada do cliente

 

Identificamos os diferentes pontos de contato e a jornada do usuário ao interagir com a marca. Isso ajuda a entender as necessidades, motivações e possíveis pontos de atrito.

 

Definição de objetivos

 

Estabelecemos metas claras para o que se deseja alcançar em termos de experiência do usuário, seja melhorar a retenção, aumentar as conversões ou melhorar a satisfação geral do cliente.

 

Design e conteúdo relevante 

 

Garantimos que o conteúdo apresentado ressoe com o público-alvo e atenda às suas necessidades e interesses. Tudo em combinação a um design que não é apenas atraente, mas também funcional e fácil de navegar.

 

É hora de economizar tempo que pode ser melhor empregado em outras áreas cruciais do seu negócio. Na hora de a sua empresa ser lembrada, nós podemos ajudar! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
About Us
Lorem, ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Tempore ipsam alias quae cupiditate quas, neque eum magni impedit asperiores ad id sint repudiandae quaerat, omnis commodi consequatur dolore rerum deleniti!
Contact Us
121 King St, Melbourne VIC 3000, Australia.
info@barky.com
hello@barky.com
(312) 895-9800
(312) 895-9800