Para você, o TikTok é só uma rede social de dancinhas? Pois, saiba que muitas marcas brasileiras já entenderam que o potencial do aplicativo vai muito além.
O TikTok chegou no Brasil em 2018, mas foi em 2020, durante a pandemia, que se consolidou de vez: 72% dos usuários começaram a usar o aplicativo como alternativa de entretenimento durante o isolamento social.
De acordo com dados da pesquisa elaborada pelo Opinion Box sobre o Tik Tok no Brasil, a rede social merece cada vez mais atenção das empresas e marcas.
Com mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos no mundo, o TikTok teve um crescimento exponencial nos últimos anos e se tornou a rede social símbolo da geração Z e de seus comportamentos. Em nosso país, o número de usuários já está em cerca de 4,72 milhões.
Quer conhecer mais dados que comprovam que sua empresa precisa estar nesta plataforma? Então, continue a leitura deste artigo aqui no blog da 2L Marketing Estratégico.
Conheça alguns números importantes
Ainda segundo o levantamento da Opinion Box, 56% dos usuários do TikTok seguem alguma marca ou empresa no aplicativo. Mas é preciso que os anunciantes fiquem atentos: 53% gostariam de ver as marcas que consomem.
Já 32% dos usuários afirmam que raramente clicam em anúncios e 40% já compraram a partir de anúncios que clicaram.
Enquanto 46% acreditam que os anúncios que já viram no TikTok têm a ver com eles, 43% disseram que não têm nada a ver, e 40% consideram os anúncios irritantes.
Ainda assim, em comparação com outras plataformas, como o YouTube, por exemplo, a conversão dos usuários nos anúncios é considerada positiva. Nesse sentido, 40% já compraram algo a partir de um anúncio que clicaram no TikTok.
Cerca de 70% dos usuários seguem influenciadores no aplicativo, abrindo espaço para o marketing de influência, que também está em alta para as empresas.
Um total de 35% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no TikTok.
Ao mesmo tempo, 37% já deixaram de comprar um produto, ou contratar algum serviço, por ter visto comentários negativos no TikTok. Isso mostra a importância de uma marca se posicionar.
Fatores que colaboram para Tik Tok ser uma excelente oportunidade de negócios
Entre os motivos que estão levando as empresas para o rede social podemos destacar o forte poder, de engajar com a audiência, formatos que permitem conteúdos dinâmicos e um excelente canal para criar oportunidades de negócios.
Conforme aponta a projeção realizada pela Insider Intelligence, empresa especializada em pesquisas e análises da indústria digital, em 2022 a receita publicitária global do TikTok será maior do que a do Twitter e do Snapchat somadas.
Assim, definitivamente, não é possível para as empresas e marcas anunciantes ignorarem o poder desta rede social.
Utilizar do TikTok para anunciar é um modo de promover um engajamento único e relevante, possibilitando a descoberta de novos produtos e serviços.
De acordo com os especialistas ouvidos na pesquisa os fatores fundamentais para deixar o TikTok cada vez mais importante para oportunidades de negócio são:
- O fator novidade: para os anunciantes brasileiros, se fazer presente no TikTok ainda é bastante recente
- O target: estudos do próprio TikTok mostram uma fatia de público mais jovem do que em outras redes (45%). E falar com essa geração é o grande desejo de muitas marcas
- O consumo dinâmico de conteúdos: apresenta formatos novos, como músicas e danças
- Forte poder de engajamento com a audiência: fator importante para estabelecer uma boa troca com a comunidade de usuários, sem tirar o foco principal das pessoas.
Por meio de ferramentas como o TikTok for Business é possível criar uma conexão com o usuário de forma original, criativa, espontânea e alegre.
Conte com a 2L para levar sua empresa para o Tik Tok
Como você pode perceber, os números não nos deixam mentir: sua empresa precisa estar no TikTok.
Marcar presença nessa, e em outras redes sociais, pode fazer toda a diferença na hora de criar conexões com clientes e potenciais clientes.
Mas se você não sabe por onde começar a ingressar nesse vasto e maravilhoso mundo das oportunidades de negócio do TikTok, pode ficar tranquilo e contar com a 2L.
A gente cuida do seu marketing para você cuidar do seu negócio. Somos a agência certa para quem quer mais resultados.
Marque um bate papo com a gente e conheça mais sobre todas as vantagens que o TikTok pode trazer para sua empresa.
Existem grandes possibilidades aguardando sua marca nessa rede social!
Leia também:
Leia também: Sua empresa está preparada para receber novos clientes?