Em qualquer empresa, independente do segmento, é totalmente importante saber qual é o seu cliente ideal, ou seja, aquele que se encaixa nas expectativas de oferta da empresa, e essa busca pode ser árdua e longa para alguns.
Nesse percurso pode acontecer de a empresa “demitir” um cliente devido à falta de conexão. É dessa forma que entender o perfil de cliente ideal, ou o ICP (ideal customer profile) pode guiar da melhor forma as estratégias do seu time, promovendo uma performance satisfatória.
Utilizando conhecimentos adequados, também é possível que a sua empresa transmita a mensagem certa para as pessoas corretas, gerando oportunidades valiosas sem desperdiçar tempo e recursos.
Então, se você está em busca de possibilidades ainda maiores para a sua empresa, você está no lugar correto. Leia este artigo até o final e confira detalhes e informações sobre o ICP, e de que maneira ele pode impactar nos resultados do seu negócio.
Afinal, como saber qual é o perfil do cliente ideal da sua empresa?
Umas das formas de explicar isso é por meio de alguns questionamentos e situações, como, por exemplo, não são todas as pessoas que possuem um pet em casa, nem todas possuem algum tipo de restrição alimentar, mas, sem dúvida, o nicho que a sua empresa atua precisa mirar nas pessoas certas.
Independente do seu nicho, sempre haverá um cliente ideal, também chamado de ICP (ideal customer profile), que a empresa considera que tenha mais características parecidas com os seus clientes e que vá apresentar maior potencial para comprar – ou seu produto ou adquirir o seu serviço.
Colher informações sobre este perfil, ajuda a entender melhor as expectativas, ideias e comportamentos, os problemas enfrentados pelo cliente ideal, permitindo, dessa forma, que o setor de vendas trabalhe mais livremente e de forma selecionada.
Uma boa observação sobre quem o é cliente ideal é a sua recorrência de compra do seu produto ou serviço. E é dessa forma que a sua empresa deve se orientar sobre maiores ou menores taxas de sucesso.
Como traçar de forma estratégica o perfil de cliente da minha empresa?
Se você chegou até aqui então já está mais do que ciente da importância do ICP para a sua empresa. Agora, acompanhe como traçar de forma estratégica o perfil desse cliente. Chegue mais e acompanhe as dicas.
Use a sua própria base de clientes
Comece entendendo a sua base de clientes, ou seja, quem traz mais receita para o seu negócio e quem apresenta maior chance de fechar negócio com você. Outros pontos para serem analisados:
– Ticket médio de faturamento do seu cliente;
– Principais segmento dos clientes atuais;
– Qual o tipo de produto ou serviço que esses clientes compram ou contratam;
– Qual o porte desse cliente;
– Qual a região do cliente;
– Qual o nível de instrução do seu cliente;
– Por onde esse cliente se comunica (facebook,whatsapp, instagram);
– Como é o tipo de negociação do seu cliente com a sua marca.
É exatamente a partir desses dados que serão traçados padrões de comportamento, porte e até mesmo localização do seu cliente ideal, que trazem mais retorno financeiro para você.
Vantagens de usar o ICP nas suas estratégias
Sabe aquela lista de empresas/clientes que você gostaria de trabalhar? Pois bem, toda empresa tem a sua, não é mesmo? Com o ICP bem definido é possível localizar quem são e onde estão os tomadores de decisão de cada empresa, e buscá-los nas redes sociais correspondentes.
E claro que também outras ações podem ser direcionadas, como, por exemplo, criar uma landing page exclusiva para empresas/clientes que você quer atrair, cadastrar formulário, gerar futuros conteúdos em e-mail marketing e etc.
Mas, atenção! Não esqueça que a sua lista, que citamos lá em cima, do cliente ideal para a sua empresa, deve estar sempre em constante atualização. Afinal, os objetivos mudam e, com eles, o ICP também, o que é normal.
Agora saiba que a 2L pode te ajudar na jornada de conhecer, definir e seguir as melhores estratégias de cliente ideal para a sua empresa. Afinal, somos uma empresa de comunicação integrada, com profundo conhecimento em marketing de conteúdo, apta para desvendar cada detalhe da sua relação com seu ICP.
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