5 Dúvidas Básicas de SEO de textos e imagens

SEO é um tema que ainda traz muitas dúvidas! As ferramentas de Search Engine Optimization ainda são um mistério para muita gente.

E é realmente algo que demanda estudo e conhecimento para ser realizado de forma realmente estratégica.

No entanto, algumas dicas básicas podem ajudar quem já quer começar a usar os princípios de SEO, mesmo sem ter se aprofundado ou ter muita experiência com as técnicas.

Você pode aplicá-las nas redes sociais, mas, antes disso, lembramos que é fundamental ter um site.

O endereço virtual é a porta de entrada dos seus visitantes para conhecer a sua marca e empresa. Assim, você garante a conexão com milhares de pessoas, independente do lugar em que estiverem.

E as ferramentas de SEO são imprescindíveis para que as pessoas encontrem o seu endereço virtual. Afinal, são técnicas que permitem estar entre os primeiros resultados nos sites de busca, tanto por quem procura pela sua empresa diretamente, quanto por quem procura o seu tipo de produto ou serviço.

Para iniciar pelo básico, podemos dizer que o SEO procura responder algumas perguntas para elaborar o trajeto em direção à descoberta do seu site.  E você também precisa entender esse jogo, a fim de provocar que o cliente trilhe esse caminho. 

A seguir, traremos dicas respondendo a 5 dúvidas bem comuns do processo de SEO, tanto em relação aos textos quanto às imagens.

 

1. Qual o tamanho ideal para as fotos de produtos em um site ou e-commerce?

 

Você não sabia que também se aplica técnicas de SEO às imagens?

Pois então fique atento ao que vamos explicar a seguir.

As imagens ilustram o conteúdo que você está postando, portanto, são fundamentais para garantir a conexão entre os leitores e a ideia que você quer passar.

Nos sites de e-commerce, a sua importância é quase auto-explicativa, por serem a real do que a plataforma está oferecendo. Há dúvidas sobre o tamanho e resolução das imagens, mas isso depende da plataforma que está sendo utilizada para hospedar o site ou loja.

A recomendação do google é que as imagens sejam postadas na proporção retangular, com resolução em torno de 1366×768 (16:9) ou 720 x 480 (4:3). É importante que não sejam muito “pesadas”, ficando, no máximo, em 400kb.

Isso seria a recomendação para websites, mas no caso de e-commerce, as fotos devem ser quadradas e com maior resolução para aqueles casos em que as pessoas procuram detalhes nos produtos através do zoom.

Portanto, nesse caso as imagens devem ser de 800 x 800 px a 1024 x 1024 px permitindo uma aproximação que preserve os detalhes.

Para blogs, o padrão do Google é suficiente, podendo ser até de 900x600px.

 

Como otimizar as imagens?

 

É possível otimizar as imagens usando algumas dicas: salve em formato .jpg ou .jpeg. Se precisar do fundo transparente, só então use .png.

Uma outra dica seria usar o site https://tinypng.com/ para reduzir as fotos sem perder a qualidade. É online e fácil de fazer através de upload e download.

Algo que nem sempre as pessoas lembram é de tirar os metadados das imagens, mas é importante e você pode fazê-lo selecionando a(s) imagem(ns), clicando com o botão direito, acessando as propriedades, buscando “detalhes” e em seguida escolher “Remover propriedades e informações pessoais” e seguir os próximos passos: remover as seguintes propriedades deste arquivo > Selecionar tudo > OK > OK.

A lentidão do carregamento nas fotos de um site ou blog é algo indesejado e que prejudica a navegação, podendo prejudicar o tráfego, por isso, todos esses procedimentos são recomendados. 

Além disso, se o seu site utilizar a tecnologia wordpress, você pode acionar o plugin WebP Express para converter as suas imagens para o formato do google, também diminuindo o tamanho sem perder qualidade. O nome desse formato é WebP.

 

2. Qual o tamanho ideal para os banners do site?

 

E sobre os banners? Se suas maiores dúvidas giram em torno disso, também é preciso, primeiro, saber que plataforma você utiliza.

A largura do template do site implica no tamanho dos banners que devem ser sempre menores.

A proporção das imagens também devem ser em 16:9. Os materiais mais usuais, atualmente, têm formato entre 700x305px (para mobile) e 1903x660px (para desktop).

 

3. Como as fotos devem ser nomeadas?

 

Sim, a forma como as imagens estão nomeadas é importante e muita gente negligencia essa etapa.

Entenda que a pesquisa de imagens também é recorrente e muito importante, gerando tráfego. Não apenas o texto pode gerar tráfego, mas a imagem também e ela só pode ser descoberta a partir do nome que lhe foi atribuído.

Portanto, não se esqueça de nomear suas fotos de forma correta. Processos simples como adicionar os textos alt text ou atributo de alt de imagens ajudam muito nessa etapa.

Confira a seguir a nossa sugestão para nomear os arquivos.

 

a. Como nomear os arquivos?

 

O nome dos arquivos pode ter mais de uma palavra, mas elas devem ser separadas por hífen ou underline, respeitando o máximo de 5 palavras, sendo uma delas a palavra-chave.

A ideia é que o nome da imagem tenha a ver com os termos de pesquisa que a pessoa usará, então, é importante pensar bem em como as pessoas normalmente buscam aquilo a que a imagem está relacionada.

Assim, a imagem ajudará o conteúdo a ser descoberto por quem estiver buscando os termos.

Lembre-se que os termos de ligação como “de”, não precisam ser colocados no nome do arquivo, basta usar os termos principais.

Você pode estar se perguntando sobre os conteúdos com mais de uma imagem e nós temos dicas para essa situação também. Uma das imagens deve ser a palavra-chave do post, outra o título H1 e as demais com subtítulos ou termos de pesquisa relacionados. Palavras-chaves sinônimas também são uma boa opção.

 

b. E o que fazer no texto alt?

 

Sabe o que é o texto ‘alt’ ou ‘alt text’? 

Esses textos alternativos, inicialmente, serviam para pessoas com deficiência terem acesso, no entanto, se tornou um fator de otimização SEO importante.

Trata-se de textos alternativos usados por mecanismos de busca e leitores de tela (em caso de deficientes visuais) para rastrear o conteúdo de uma imagem. 

No momento de incluir a imagem no site, há um campo de alt text ou alt tag onde você pode incluir uma descrição da imagem.

 

4. Qual o tamanho ideal dos descritivos dos produtos (em caracteres?)

 

Cada página do site deve ter, de acordo com o Google, 300 palavras no mínimo. No caso, essa é a quantidade para a página toda. Dessa forma, é interessante que a descrição tenha essa mesma quantidade de palavras.

Você pode fazer essa contagem no site  https://www.invertexto.com/.

 

5. Como saber quais palavras-chaves usar?

 

Essa é uma dúvida frequente. Você pode fazer um brainstorm para elencar algumas palavras-chave e usar essa lista para se basear.

No entanto, é possível encontrar novos termos de pesquisa, usando o Planejador de Palavras chave (Keyword Planner), que é uma ferramenta gratuita do Google Ads ou outras ferramentas como SEMRush, Keyword Tool e a Ubersuggest.

Após elencar várias, escolha as principais e monte uma planilha com elas, começando pelas mais genéricas.

Posteriormente, é possível analisar a forma como as pessoas fazem as buscas e observar as palavras-chaves semelhantes e complementares. Por último, há as palavras “long tail”, as mais específicas que têm pouca concorrência e possibilidade de retorno.

Vamos dar um exemplo prático que ajudará muito a entender como é o caminho da busca pelas palavras-chaves.

  • Se quer atingir pessoas que procuram a palavra “tênis”, o fluxo será grande, mas a intenção de compra é baixa.
  • Agora, “tênis feminino”, por sua vez, pode ter menor fluxo de procura, mas uma intenção de compra maior.
  • Mais ainda, “tênis feminino Nike rosa” tem uma procura ainda menor, mas uma intenção de compra bem maior. Isso por serem mais específicas ainda.

Ficou fácil perceber que quanto mais você especificar o termo, mais próximo você chega dos usuários com intenção de compra.

Escolher palavras-chaves deve ser um processo que se baseia no comportamento de pesquisa das pessoas, e entender esse comportamento é o fator principal para a escolha e uso das ferramentas de otimização.

Portanto, o seu site deve ser visualmente atrativo, mas com  conteúdo otimizado para as pessoas “certas”, ou seja, os consumidores que estão buscando seu produto ou serviço.

Se não for assim, você perde o potencial do seu site para atrair as pessoas que realmente estão em busca do que você tem a oferecer.

Caso ainda seja muito desafiador para a sua empresa produzir um marketing de conteúdo que realmente atraia os seguidores certos, é bom contar com empresas de comunicação estratégica.

Dessa forma, com expertise na área, é possível mudar o rumo da sua comunicação, através das ferramentas poderosas que o seu negócio possui: site e redes sociais. 

Vamos conversar sobre planejamento, ações e análises necessárias para a sua comunicação?

Aqui na 2L somos especializados em comunicação integrada, atuando com estratégias on e offline. A ideia é conhecer o cliente e fazer uma comunicação alinhada com a essência da sua empresa e os seus objetivos de crescimento, incluindo as ferramentas de otimização de sites.

 

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